Subestações Transformadoras
Subestações Transformadoras
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Postado: Eng. Elet. Vanderlei Felisberti
Durante o percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde aparelhos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão. Ao elevar a tensão elétrica no início da transmissão, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Ao rebaixarem a tensão elétrica perto dos centros urbanos, permitem a distribuição da energia por toda a cidade.
Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato. Por isso, se faz necessária a instalação de transformadores menores, instalados nos postes das ruas, para reduzir ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo.É importante lembrar que o fornecimento de energia elétrica no Brasil é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações e linhas de transmissão, interligadas às várias usinas de diversas empresas.
Assim, uma cidade não recebe energia gerada por uma única usina, mas por diversas usinas – hidrelétricas, termelétricas ou nucleares – que constituem o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN).
Montagem de Subestação Transformadora.
A montagem consiste na instalação física da obra, partindo da fundação, alvenaria, telas de proteção, portas, janelas e montagem dos equipamentos elétricos, conforme projeto e considerando as normas técnicas e a regulamentação interna das concessionárias. Acervo de imagens por tipos construtivos:
1. Subestação 112,5 kVA Abrigada (Padrão CEEE-D).
|
2. Subestação 150 kVA em Poste. (Padão CELESC)
3.Subestação 500 kVA Abrigada (Padão CEEE-D).
4.Subestação Provisória 225 kVA em Poste (Padão SELESC).
5.Subestação Transformadora 750kVA + 300kVA à Seco Abrigada (Padrão SELESC).
6.Subestação Transformadora 1250kVA à Seco e SF6 Net-work (Padão CEEE-D)
Manutenção em Subestação Transformadora.
A manutenção em subestações de energia é importante para garantir o funcionamento seguro e eficiente do sistema elétrico.
A manutenção consiste no trabalho de vistoria técnica dos equipamentos de acionamento e proteção, limpeza em geral, reaperto das conexões mecânicas para eliminação de “ponto quente” e retirada de óleo isolante do transformador para analise e a posterior troca do mesmo. Ela pode ser preventiva, preditiva ou corretiva:
Manutenção preventiva
- Limpeza de conexões;
- Revisão de isoladores e guarnições;
- Verificação de disparadores de para-raios;
- Reaperto de conexões elétricas;
- Análise do óleo isolante.
Manutenção preditiva
Manutenção corretiva
Solicitação de contato via e-mail.
Você ainda está com dúvidas sobre uma eficiente Manutenção para sua Subestação Transformadora , clique no botão ao lado, envie seu e-mail que em instantes um consultor especializado retornará sua mensagem ou já vá em frente e peça seu orçamento.
Força e Luz Engenharia® é uma empresa com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Para sua segurança um profissional habilitado irá atender sua necessidade com excelência e procurando a total satisfação do cliente.