Skip to content

Subestações Transformadoras

Subestação 112,5 kVA Abrigada

Subestações Transformadoras

Subestações Transformadoras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Postado: Eng. Elet. Vanderlei Felisberti

Durante o percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde aparelhos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão. Ao elevar a tensão elétrica no início da transmissão, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Ao rebaixarem a tensão elétrica perto dos centros urbanos, permitem a distribuição da energia por toda a cidade.

 

Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato. Por isso, se faz necessária a instalação de transformadores menores, instalados nos postes das ruas, para reduzir ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo.É importante lembrar que o fornecimento de energia elétrica no Brasil é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações e linhas de transmissão, interligadas às várias usinas de diversas empresas.

 

Assim, uma cidade não recebe energia gerada por uma única usina, mas por diversas usinas – hidrelétricas, termelétricas ou nucleares – que constituem o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Montagem de Subestação Transformadora.

A montagem consiste na instalação física da obra, partindo da fundação, alvenaria, telas de proteção, portas, janelas e montagem dos equipamentos elétricos, conforme projeto e considerando as normas técnicas e a regulamentação interna das concessionárias. Acervo de imagens por tipos construtivos:

1. Subestação 112,5 kVA Abrigada (Padrão CEEE-D).

 

2. Subestação 150 kVA em Poste. (Padão CELESC)

 

3.Subestação 500 kVA Abrigada (Padão CEEE-D).

4.Subestação Provisória 225 kVA em Poste (Padão SELESC). 

5.Subestação Transformadora 750kVA + 300kVA à Seco Abrigada (Padrão SELESC).

6.Subestação Transformadora 1250kVA à Seco e SF6  Net-work (Padão CEEE-D)

Manutenção em Subestação Transformadora.

A manutenção em subestações de energia é importante para garantir o funcionamento seguro e eficiente do sistema elétrico.

A manutenção consiste no trabalho de vistoria técnica dos equipamentos de acionamento e proteção, limpeza em geral, reaperto das conexões mecânicas para eliminação de “ponto quente” e retirada de óleo isolante do transformador para analise e a posterior troca do mesmo. Ela pode ser preventiva, preditiva ou corretiva: 

 

Manutenção preventiva

Analisa o estado geral dos equipamentos e programa manutenções antes que eles parem de funcionar. Algumas atividades de manutenção preventiva são:
  • Limpeza de conexões;
  • Revisão de isoladores e guarnições;
  • Verificação de disparadores de para-raios;
  • Reaperto de conexões elétricas;
  • Análise do óleo isolante.

Manutenção preditiva

Avalia as condições gerais da subestação, monitorando os equipamentos e sistemas. Ela possibilita calcular a probabilidade de falhas sem paralisar as atividades. 
 

Manutenção corretiva

Corrige falhas ou baixo rendimento de equipamentos ou sistemas. Pode ser necessária em caráter de emergência, dependendo da complexidade.
Uma manutenção adequada é fundamental para evitar interrupções no fornecimento de energia, que podem afetar empresas, indústrias e a vida cotidiana das pessoas. 
 

Solicitação de contato via e-mail.

envio de e-mailVocê ainda está com dúvidas sobre uma eficiente Manutenção para sua Subestação Transformadora , clique no botão ao lado, envie seu e-mail que em instantes um consultor especializado retornará sua mensagem ou já vá em frente e peça seu orçamento. 

Força e Luz Engenharia® é uma empresa com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Para sua segurança um profissional habilitado irá atender sua necessidade com excelência e procurando a total satisfação do cliente.