Aterramento de Segurança: 3 Coisas sobre Aterramento que você não sabia
Fonte: https://www.voltimum.com.br
Autor: Schneider Electric
Postagem: Eng. Elet. Vanderlei Felisberti
O aterramento de segurança é um tipo de instalação que visa proteger o usuário em caso de falhas no isolamento de partes metálicas dos aparelhos e eles têm a capacidade de descarregar no solo toda a corrente elétrica.
Esta instalação é capaz de fazer o isolamento do equipamento energizado, diminuindo os riscos de possíveis choques ou descargas elétricas. Podemos dizer que é o responsável por evitar acidentes, além de proteger os aparelhos elétricos.
Durante esta leitura vamos conhecer três coisas sobre o aterramento de segurança que são fundamentais para que você saiba, continue até o final para descobrir do que se trata!
A importância do aterramento de segurança
O aterramento de segurança é ligado ao sistema através de um componente chamado condutor. Pois dessa forma as cargas de fuga presentes no sistema poderão ser escoadas.
Este tipo de instalação é considerada a mais segura dentro dos serviços elétricos que existem hoje em dia. Além de atender as normas exigidas que garantem um bom funcionamento.
Quando as instalações e equipamentos são postos no mesmo potencial da terra, é considerado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como aterramento.
Deste modo, quando existir a fuga da carga, ela tende a ir para o ponto de menor potencial, que é a terra que possui potencial equivalente a zero. E isto é o que vai impedir a energização dos aparelhos, evitando os choques elétricos por exemplo.
O aterramento de segurança possui alguns objetivos que são pautados em garantir a proteção da integridade dos profissionais da área, dos usuários e também dos animais.
Outra pauta seria com relação ao funcionamento correto dos dispositivos. E a hora seria em fazer a descarga de energia elétrica não esperada presentes nas carcaças dos equipamentos.
3 coisas sobre o aterramento que você não sabia
Agora que vamos conhecer três pontos que são muito necessários que você conheça a respeito do aterramento, e eles são:
- Existe no mercado um tipo de aterramento muito utilizado com o neutro, pois além de fazer o aterramento para instalação de modo geral, ele consegue apoiar alguns dispositivos, como DR e o DPS, esse aterramento é chamado de aterramento de segurança.
- E para ajudar equipamentos a funcionarem da maneira correta existe um aterramento que os protege e os ajudam contra descargas atmosféricas e diminuição da ocorrência de harmônicas, chamado aterramento de equipamento.
- Este ponto tem a ver com carros elétricos e sistemas fotovoltaicos, pois são consideradas tendências no futuro e estão muito ligadas ao aterramento. O que o aterramento é fundamental para a instalação e manutenção dos mesmos.
Contudo o uso desses equipamentos só podem ser quando existe a necessidade para que ele seja aplicado no intuito de fazer proteção dos riscos que podem ocorrer.
Para construir uns sistemas como esse que passe confiança que garante que os profissionais se qualifiquem e buscar mais conhecimento a respeito.
Tipos de aterramento
Os aterramentos ainda podem se subdividir em três partes, que são:
- Funcional – Esse é o tipo de ligação que existe através dos condutores para o sistema neutro.
- Proteção – Ele faz ligação à terra e dos elementos condutores que se apresenta de maneira estranha à instalação atual
- Temporário – São tipos de ligações efetivadas que utilizam a baixa impedância internacional à terra. Assegurado aí potência constante durante todas as alterações na instalação elétrica.
Por fim, conclui-se que é de extrema importância conhecer as normas regulamentadoras de segurança para prevenir eventuais acidentes. Pois um aterramento de segurança pode ser um grande diferencial dentro do sistema.